No centro da freguesia de Mamouros, Castro Daire, encontramos a aldeia de Casal. Entre a herança sociocultural do lugar destaca-se, nomeadamente, o conjunto composto por fonte, bebedouro e lavadouro. O chafariz foi construído em 1945 e partilha a idade com Delfim Rocha, presidente do Rancho Folclórico das Termas do Carvalhal. O responsável conta que, à semelhança de outros exemplares na freguesia, surgiu do acordo entre os proprietários da exploração da água e do terreno onde foi construído o fontanário que, posteriormente, partilhavam entre si as sobras.

Estas estruturas assumiam três funções. Na bica recolhia-se a água para consumo doméstico e no respetivo tanque, o líquido era recolhido em cântaros para os animais. Ao lado, um depósito maior permitia às vacas que vinham junguidas beberem água ao mesmo tempo e outro ainda tinha a função de lavadouro.

Ainda hoje, apesar de já não serem fundamentais como noutras épocas, estes equipamentos continuam a ser utilizados e apresentam-se como património destacado.