Entre outubro de 1958 e 1967, António Fragoso, natural e residente em Vouzela, de 74 anos, fez o seu percurso escolar, que acabou no Colégio Tomaz Ribeiro em Tondela. A Caderneta do Curso Geral de Liceus é testemunha desse trajeto entre o 1º e o 3º ciclos.

Como “em Vouzela não havia opções”, acabou por ir para o colégio interno, que tinha uma componente religiosa, longe da família. “O início foi difícil”, recorda, acrescentando que, aos poucos, adaptou-se e acabou “por ficar até ao 7º ano antigo”. Além do convívio com os camaradas e amigos”, empenhou-se nos estudos, com “boa nota a Português, Inglês e história” e, já no 3º ciclo, uma apetência por Literatura Portuguesa.

O companheirismo, as vivências, os passeios ao domingo por Tondela a pé, quando os pais iam visitá-lo, fizeram também parte do percurso.

“Quando chegávamos às férias, depois de fechados tanto tempo, era maravilhoso”, graceja.

António Fragoso acabou por fazer a Aptidão à Universidade, mas nesse ano foi chamado para a vida militar, tendo feito o curso de Operações Especiais, em Lamego, e foi mobilizado para Angola. No regresso, optou por deixar os estudos e empregou-se a ajudar o pai na serração, na sua terra Natal.