Até há meio século atrás, não existia aldeia beirã onde não fosse cultivado o linho. O cultivo do linho respondia às necessidades ancestrais de abrigo, proteção e conforto do corpo (roupas de vestir ou de cama), sendo que o mesmo existia, tal como acontecia com as restantes produções agrícolas e pecuárias, no contexto de uma economia de auto-subsistência, na qual a maioria da produção de tecidos era para o uso da família, sendo igualmente comum que o trabalho (por exemplo, fiar ou tecer) ou o produto final (os tecidos) pudesse ser trocado por outros trabalhos ou bens, ou ainda, que os excedentes fossem vendidos nas feiras que existiam nas aldeias ou vilas principais da região.
A Binaural Nodar iniciou em 2015 uma longa investigação sobre o ciclo do linho na aldeia de Várzea de Calde (freguesia de Calde, município de Viseu), em estreita colaboração com o Museu do Linho de Várzea de Calde. Como resultado dessa investigação, co-financiada simultaneamente pelo Programa Viseu Cultura do Município de Viseu e pelo Programa Europa Criativa (rede Tramontana), foi publicado o livro bilíngue (português e inglês) “Várzea de Calde: Uma aldeia tecida a linho”, foi lançado o CD “Cancioneiro do linho e da vida rural” do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e foram efetuados dezenas de registos sonoros e audiovisuais, os quais fazem agora parte do Arquivo Digital Binaural Nodar.
Tendo em conta a riqueza sonora e plástica do ciclo do linho, a Binaural Nodar concebeu em 2021 vinte postais sonoros e visuais, intitulados “A ancestral vibração do linho” e correspondentes a cada fase do ciclo do linho: lavrar, semear, arrancar, ripar, aguar, maçar, tascar, sedar, fiar, ensarilhar, cozer, desemborralhar, lavar, embarrelar, corar, dobar, urdir, montar, encher e tecer.
Esta coleção de postais teve desenho gráfico de Liliana Silva e composição sonora de Luís Costa, sendo co-financiada pelo Município de Viseu, através do Programa Viseu Cultura e pela Direção-Geral das Artes.