EXPLORAÇÕES SONORAS DE UM ARQUIVO RURAL

Viseu Rural 2.0 é um projeto co-organizado pela Binaural Nodar e pelo Município de Viseu de documentação patrimonial, de criação artística sonora e media e de difusão cultural desenvolvido nas freguesias rurais do concelho de Viseu desde 2016. O projeto parte de um pressuposto de necessidade de se conferir expressão e densidade a todo um arco rural que envolve a cidade de Viseu e cuja memória e estrutura fazem também parte da história da própria cidade.

O projeto desenvolveu em 2016 um extenso corpo de trabalho de documentação patrimonial, criação sonora e musical e educação cultural no arco rural do Município de Viseu, do qual se destacou o Concurso Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora: Explorações sonoras de um arquivo rural.

Este concurso internacional consistiu no acesso por parte de músicos eletroacústicos e artistas sonoros de todo o mundo a um conjunto de ficheiros áudio, parte constituinte do Arquivo Digital Binaural Nodar que foi sendo recolhido e organizado pela Binaural Nodar, criando assim um sentido de exploração e de disseminação para além das fronteiras do território rural que rodeia Viseu. Desta forma, vários artistas localizados em regiões distantes do planeta, puderam pensar e expressar Viseu e o seu contexto rural através da pesquisa sonora e musical.

Foram recebidas mais de uma centena de obras, oriundas de 23 países, o que ultrapassou em muito as melhores expectativas da organização. Fizeram parte da seleção oficial 38 obras, aquelas que cumpriram na íntegra os critérios de seleção e cuja qualidade artística foi julgada de nível elevado pelo júri.

Das 38 obras selecionadas, 20 foram objeto de prémios ou menções:

Três Primeiros Prémios:
Jeff Morris, Helene Hedsund e Nikos Stavropoulos

Sete Prémios do Júri:
Boštjan Perovšek, Diego Behncke, Elsa Justel, Fabián Avila Elizalde, Jonathan Higgins, Luigi Morleo e NUM

Dez Menções Honrosas:
Adam Hulbert, Bella, Deovides A. Reyes III, Fabrizio Gaggini, John Tenney, Massimo Avantaggiato, Sturqen, Triantafyllos Dakas (Moody Alien), Vedran Mehinovic e Virgílio Oliviera