[RE]SOAR A RURALIDADE

Viseu Rural 2.0 é um projeto integrado de documentação patrimonial, de criação artística sonora e media e de difusão cultural, cuja primeira edição decorreu em 2015 nas freguesias rurais do concelho de Viseu. O projeto está integrado na rede europeia Tramontana de arquivos da memória de zonas rurais, da qual a Binaural Nodar foi chefe-de-fila entre 2016 e 2021 e o Município de Viseu é parceiro associado.

Viseu Rural 2.0 envolveu trabalho de recolha audiovisual nas várias aldeias rurais do concelho, o qual abrangeu um vasto conjunto de temáticas como a morfologia da paisagem, os ciclos agrícolas, os métodos de cultivo, a dimensão sacra do património construído e natural, o comércio, a transformação social e política, etc.

O material recolhido foi arquivado no Arquivo Digital Binaural Nodar, tendo sido posteriormente cedido a diversos artistas sonoros convidados, oriundos de diversos países da Europa e América, os quais desenvolveram uma série de peças sonoras comissionadas pela Binaural Nodar, as quais foram apresentadas ao público em 2017.