Tal como o pai, Alfredo Correia, residente em Sete Fontes, no concelho de São Pedro do Sul, negociava em minério, um recurso muito importante na região e que dava emprego a muita gente.
Começou desde novo a ver o trabalho do progenitor, que viria a assumir por volta dos 18 anos. A sociedade, que manteve até 1972, comerciava em minas como a de Sequeiros, explorada por Adriano Cardoso Rocha, sobrinho dos Cardoso Pinto, dos primeiros concessionários do país e que tinha, até à chegada da Companhia Portuguesa de Minas, uma grande parte das explorações na região e não só.
Em busca de estanho e cassiterite, o seu raio de atividade estendia-se, no entanto, até à zona de Moimenta da Beira, Cabeceiras de Basto e Bragança, tendo também adquirido, posteriormente, à Sociedade Mineira do Paiva, a Mina de Sequeiros.
“Um escudo em quilo já representava muito”, recorda, partilhando histórias e curiosidades de um tempo em que não havia ainda passagem para a sua aldeia, pelo que, quando vinha, ao fim-de-semana, o carro ficava na lavaria.