Um dos aspectos que caracteriza o carnaval de Campia é o “estrondo”, curiosa designação para um passa-ruas de bombos pertencentes ao Grupo Carnavalesco de Campia e que começa a percorrer esta aldeia caramulana desde algumas semanas antes do Carnaval. De alguma forma, em Campia o estrondo é um sinal sonoro de que se avizinha o tempo de todas as liberações, o que vai gerando natural expectativa em todos os que pretendem participar em algum dos vários momentos carnavalescos organizados localmente.

A tradição dos bombos é muito antiga, reportando-se a ligações culturais mediterrânicas. O termo “bombo” provém do latim “bombus” que significa ruído e crê-se que os bombos chegaram à Europa do sul vindos de regiões árabes (“al tambur“). Era também ao som de bombos que eram feitos anúncios nas praças das cidades da Idade Média e este foi um instrumento que ganhou uma grande especialização no domínio militar, usado como meio de comunicação e durante as paradas ou desfiles.

Em países como Portugal, Itália e Espanha conserva-se uma muito extensa tradição de grupos de bombos, o que denota uma mesma herança cultural que se difundiu em todo o mediterrâneo e península ibérica. Nas regiões italianas da Sardenha, Calabria, Puglia e Campania existe uma grande ligação entre o bombo (“tammorra”) e os rituais de inverno, nomeadamente os cantares de reis e o Carnaval, tal como em Campia. Em Espanha os grupos de bombos (designados de “tamborradas” ou “tamboradas“) são muito comuns no período da Semana Santa, com o toque lento dos bombos a conferir uma grande carga dramática aos cortejos de Sexta-Feira Santa.

Na Beira Alta existem dezenas de grupos de bombos ou “Zés Pereiras”, particularmente em concelhos a norte de Viseu, como é o caso de Vouzela onde existem vários grupos (Levides, Fataunços, Campia são alguns exemplos). Os bombos são de dimensões variáveis e têm duas membranas (uma de cada lado do cilindro), sendo tocados por duas maças enquanto os tocadores caminham a passo lento, em configurações pré-definidas. Os toques dos bombos são bastante simples sendo ensaiados previamente por cada grupo e tendo na sua força grave e sincopada o maior atrativo.

Gravação efetuada por Liliana Silva em 3 de março de 2019. Edição de Liliana Silva