Património, cultura, gastronomia e saúde são componentes que se entrelaçam num “concelho muito diversificado” como é o de Alcobaça, “um dos maiores concelhos do país em termos de dimensão”.

“Temos serra e mar e, apesar dessas duas vertentes, acaba por destacar-se uma terceira: o património cultural”, conta-nos Márcia Marques, subdiretora do Your Hotel & SPA Alcobaça. O Mosteiro de Alcobaça, património mundial da Unesco, e a marca deixada pelos monges de Cister, por exemplo na agricultura, em que demonstravam enorme engenho, são indissociáveis da história da região.

A responsável faz ainda questão de chamar a atenção para “a atividade muito forte do ponto de vista cultural”. Embora centrada no Mosteiro, há muito mais para descobrir e participar, com eventos, concertos de música, festivais, marionetas e teatro. “A música corre nas veias, faz parte do ADN de Alcobaça”, sublinha, sem esquecer a importância dos doces conventuais, também herança dos monges, e do Museu do Vinho, um local ainda não muito conhecido e sui generis”.

“É um concelho com muita coisa boa para oferecer a quem nos visita”, desafia Márcia Marques.