Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, as Termas de Unhais da Serra encontram-se na vila que lhe dá nome, num vale de origem glaciar a uma altitude de 750 metros. Aqui, a natureza, a beleza paisagística e o ar da montanha associam-se à riqueza das águas minerais, de circulação profunda, e que emerge a temperaturas na ordem de 37º, com uma capacidade de 36.000 litros/hora.
Entre as suas vocações terapêuticas estão tratamentos do foro respiratório, reumatismais, sequelas de traumatismos osteoarticulares, e dos aparelhos digestivo e circulatório.
Nos finais do século XIX e princípios do século XX, viveram o seu período áureo, que lhes conferiu o epíteto de “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”, fama que contribuiu para o fortalecimento do turismo local.
Atualmente, a estância termal de Unhais da Serra faz parte de um complexo hoteleiro que concilia turismo médico e de saúde, prevenção e bem-estar, e continua a atrair anualmente centenas de turistas e aquistas, encantados por este refúgio.