Na localidade de Maceira, junto ao Rio Alcabrichel, no concelho de  Torres Vedras, encontramos as Termas do Vimeiro, inseridas numa zona de grande beleza natural que se destaca por interessantes aspetos geológicos.
Alguns documentos do século XIX, mais concretamente de 1845, descrevem já a existência de dois banhos junto às nascentes de água, em ambas as margens do referido rio, onde acorria quem procurava tratamentos para os seus males de saúde. A primeira análise oficial viria a ser feita em 1867, primeiro por Agostinho Vicente Lourenço e depois por Charles Lepierre, e a exploração legal arrancou em 1896.
Ao longo da sua história, foram conquistando um lugar de destaque no panorama termal do país, sendo procuradas para o alívio de doenças de pele, do aparelho digestivo, problemas do foro circulatório e questões respiratórias.
Além da particularidade de ter duas fontes com características e utilizações distintas –  a Fonte de Santa Isabel e a Fonte dos Frades – a estância beneficia de uma localização privilegiada, entre o verde dos campos e a proximidade do mar.