Envendos é a maior freguesia do concelho de Mação, na Região das Beiras, totalizando 92,86 quilómetros quadrados. Inserida no meio rural, onde predomina o setor primário, destacam-se, ao nível da indústria, o Lagar de Azeite, a fábrica de engarrafamento de águas do Grupo Super Bock e a unidade da insígnia Damatta. Em termos económicos, são ainda de referir alguns pequenos comércios que servem a comunidade, que também tem vindo a decrescer, o que para António Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Envendos, explica a baixa densidade populacional que carateriza o território.

Ainda assim, há muitos pontos que colocam Envendos em lugar de destaque. A começar pelas termas que o autarca realça serem “uma mais-valia”. “São umas águas muito antigas, antes conhecidas por “águas quentes”, muito boas para a saúde”, nota.

Ao nível do turismo, não faltam também motivos para visitar Envendos. Além das marcas do período romano, como as pontes de Vale da Mua e de Pracana, o património religioso – como a Igreja de Nossa Senhora da Graça, um edifício do século XVII – e edificado convida-nos a passear pela história da região.

Mas a natureza também abençoou a freguesia, onde são de paragem obrigatória as praias fluviais do Carvoeiro, que conquista há 16 anos consecutivos a Bandeira Azul, e a praia fluvial de Cardigos, inserida no Rio Tejo. As suas potencialidades e beleza têm dado que falar ao longo dos anos, pela qualidade das águas e infraestruturas, pela acessibilidade e pela localização e envolvência.