Várzea de Calde, primavera de 2019. Registo sonoro integrado numa série de gravações realizadas para o projeto Viseu Rural 2.0 e para o Arquivo da Memória de Várzea de Calde, cujo tema principal são diversos usos e conhecimentos sobre plantas: medicina, culinária, construção de ferramentas, rituais, jogos, etc.

Isabel Filipe descreve algumas tarefas associadas ao cultivo do centeio. Enquanto noutros registos nos brindou alguns detalhes sobre os trabalhos do linho e da importância da agricultura para a alimentação da família, neste menciona o período da sementeira do centeio (fins de outubro, novembro), o tipo de terra seca requerida para este cultivo, os chamados alqueves, os moinhos da sua época de juventude e que características têm os que são do seu agrado, assim como a figura de uma mulher que trabalhava de malhadeira, uma atividade normalmente associada aos homens, pela força exigida.

Isabel Filipe refere igualmente os colchões que se faziam com o colmo de centeio, assim como outros usos do mesmo, como atar canas, ervas ou palha.

Entrevista de Ana Rodríguez com Isabel Lopes Filipe (n. 1947).