João Transmontano foi convidado pelo dr. Antunes da Silva para integrar o projeto das Termas da Ladeira de Envendos. É, há cerca de 15 anos, o médico da estância, tendo também passado pelas Termas de Castelo de Vide e de Nisa.

Sobre o ‘diamante’ que percorre o interior da terra, atravessando as rochas que lhe dão as caraterísticas únicas, explica que as águas termais “são bacteriologicamente puras”, abrangendo um “perímetro de proteção que assegura a sua não contaminação”.

“No caso da Ladeira de Envendos, as suas águas são ricas em sílica e trazem benefícios para problemas respiratórios, de pele e de reumatismo degenerativo”, sustenta o clínico, dando conta de que essas mais-valias estão estabelecidas “pelas experiências já efetuadas”. Curiosamente, o início da estância teve como base o conhecimento popular, quando a comunidade empiricamente se apercebeu dos efeitos que a água tinha para a pele, curando feridas e chagas.

A estância afirmou-se no mercado e acolhe atualmente um leque alargado de clientes, a maioria de idade e vinda dos concelhos vizinhos. “Mas não é uniforme”, aponta João Transmontano. “Há muita gente que vem e melhora, sobretudo dos seus problemas de pele”, destaca o clínico.