“Bispo”, alcunha pela qual é conhecido em Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, é um homem ligado ao mundo rural e habituado a colher da terra os frutos que cada época traz. Em conversa com Manuela Barile, vai mostrando o resultado do seu trabalho, quando se prepara para estacoar os tomateiros. Depois de ter cavado à mão o quintal de dimensões generosas, o cebolo também já está plantado.

Viúvo há mais de dois anos, é aqui que se vai entretendo, com a mão na terra fértil de onde saem batatas graúdas e boas, feijão catarino e outros produtos que usa para consumo. A água também não falta e é encaminhada pelos regos até chegar às diferentes belgas.

Além de dedicar-se à agricultura, trabalhou como guarda de uma pedreira, em São Pedro do Sul, e diz que gosta de conversar com gente letrada, com quem possa aprender.

Junto à horta está a casa que construiu com a sua primeira mulher e que ao longo dos anos serviu de refúgio à família. Agora, já só pede para ter saúde para viver os dias que ainda lhe estiverem reservados.