Em torno da sua zona urbana, o concelho de Torres Vedras dispersa-se por 13 freguesia e 407 quilómetros quadrados. Esta é uma região que tem crescido em termos populacionais, contabilizando cerca de 83 mil habitantes, de acordo com o último Census.
Para Laura Rodrigues, Presidente do Município de Torres Vedras, “as condições e a qualidade de vida, a facilidade na deslocação para Lisboa, a educação, a segurança e a saúde” são alguns dos atrativos relevantes para as famílias e que fazem a diferença.
Em termos paisagísticos, a responsável realça os “vinte quilómetros de costa, com areais amplos, águas frias e batidas, com 13 praias com bandeira azul, limpas e acessíveis”. Terra onde a mãe natureza foi generosa, aqui encontram-se condições favoráveis para atividades ao ar livre e a prática de modalidades desportivas mais radicais.
Para o futuro, Laura Rodrigues aponta como objetivos o projeto para transformar o antigo hospital do Barro, encerrado desde 2015, “num espaço multifacetado de investigação e formação”, ao abrigo de uma parceria “com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e outros ‘stakeholders’”. Uma das vertentes será a aposta em cuidados de saúde primários para a população.
A autarca não esquece ainda que “as terapias pela água são hoje muitíssimo importantes para todos em termos turísticos e médicos”, pelo que gostava de ver potenciado este setor, indo ao encontro do perfil dos aquistas.