O lugar de Venda Nova, na freguesia de Envendos, tem apenas 36 residentes. Ainda assim, há dias em que Miguel Chapa, um dos sócios do Restaurante e Alojamento Café da Rosa, não tem mãos a medir. “Quando abrimos ficámos surpreendidos com o trabalho que temos. Entre os Envendos e o Carvoeiro é um local de passagem e num raio de 26 quilómetros é o único restaurante”, explica.

Estabelecido em Lisboa, começou há 14 anos a investir na freguesia, pois queria ter uma casa “na terra”. E foi, assim, adquirindo algum património, criando raízes e recuperando o edificado, continuando o legado dos pais que também estiveram ligados à área da restauração. Numa brincadeira de fim-de-semana adquiriu o café, uma antiga taberna, há 14 anos, seguindo-se o restaurante há cinco e o alojamento local há três.

Além dos clientes esporádicos, que vêm para os desportos de natureza e descobrir a cultura e as tradições da região, os utentes das termas são um público-alvo com um peso significativo no restaurante e que, conforme realça, requerem uma atenção especial em termos de alimentação.

“As termas trazem pessoas para a freguesia e movimento para a zona. Dão vida à terra e ajudam o comércio local a funcionar”, conclui o empresário.