“As Termas, as piscinas do Vimeiro e o beber a água salobra desta zona” estão intrinsecamente ligados a Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que daqui guarda “muito boas” memórias das férias de infância.
Conforme destaca a autarca, “era um espaço visitado por imensa gente, com muitas pessoas a virem de fora e a, durante o Verão, estarem cá para aproveitar e usufruir das qualidades das águas termais, fazerem terapias e beber as suas águas, ou apenas para passarem na Fonte dos Frades, uma zona que continua lindíssima e tem todas as potencialidades para ser transformada num destino de referência a nível nacional”.
“Os dias eram passados na praia ou na piscina do Vimeiro, proporcionando-se convívios, encontros familiares e piqueniques. “Fazia-se parte do dia a pé, entre Porto Novo e as Piscinas, à beira do rio Alcabrichel, que continua a fazer parte das caminhadas diárias das pessoas, com passagem pela Fonte dos Frades, com os seus emblemáticos gladíolos cor-de-laranja”, recorda.
Para Laura Rodrigues, os visitantes, alojados nas unidades hoteleiras e nas pensões da região, “usufruíam da paz do próprio local”. “Não é apenas a terapia pela água, é a própria envolvência e a natureza que são muito importantes para o espírito e a paz que as pessoas precisam para o dia-a-dia”, salienta, dando também ênfase ao impacto económico e social que as termas desempenharam.