As temáticas rural e natural estão intrinsecamente ligadas às potencialidades do município de Soure, cujo território permite usufruir de experiências imersivas e em pleno contato com a natureza. Surpreendem, a este nível, as dolinas do Planalto do Sicó, pequenos vales e depressões geológicas mais ou menos circulares, existentes em terrenos calcários cársicos. Resultado da dissolução química das rochas ou de erosão subterrânea, transformam-se em depósitos naturais de água.

Soure convida-nos a partir à descoberta da Rota das Dolinas, um percurso circular com 23,5 quilómetros, que tem início no largo da Igreja Matriz de Degracias (na freguesia de Degracias e Pombalinho), um edifício religioso datado do séc. XVIII.

Entrando no mundo das Dolinas, a rota arranca pela Dolina das Degracias (em forma de concha, com cerca de 47 m de diâmetro), seguindo em direção à Dolina das Quatro Lagoas (a maior do conjunto de 3 existentes nesta localidade, com uma extensão a oscilar entre os 30 m e os 50 m), e à Dolina do Vale Centeio (com uma dimensão entre os 23 m e os 33 metros), passando depois à Dolina de Cotas (de forma circular, com cerca de 28 m de diâmetro).

Indo ao encontro do vale do Canhão do Poio continuamos até à Dolina de Nossa Senhora da Estrela (em forma de concha, com cerca de 25 m de diâmetro) e terminamos na Dolina de Casais de São Jorge (de forma circular, com um diâmetro a oscilar entre os 12 e os 16 m).

Pelo caminho, é impossível não dará tenção também à flora local, aos casarios, aos campos cultivados e aos rituais que marcam o quotidiano das populações.