Quem atravessa a ponte sobre o Rio Dão encontra o Hotel Alcafache, a 100 metros do balneário termal, já na margem que pertence ao concelho de Mangualde.
Esta é uma das unidades que surgiu para dar resposta às necessidades de alojamento dos aquistas que têm frequentado a estância ao longo de décadas. Maria Isabel Marques, proprietária, assegura a continuidade de um negócio que vai na terceira geração.
Tudo começou com os avós maternos, que decidiram aumentar a sua casa e criar uma pensão para receber os clientes quando o termalismo, ainda rústico, começou a desenvolver-se na localidade. Na altura, os banhos ainda se faziam no interior das casas de alojamento, em banheiras de folha de Flandres.
A mãe herdou esse património e decidiu alargar a atividade, dando lugar ao hotel, onde recebia excursões e organizava bailes. Apesar de residir em Lisboa, Maria Isabel já ia ajudando a progenitora e deu-lhe sucessão.
O espaço tem hoje 38 quartos disponíveis, além de sala de refeições e outras comodidades. Apesar da evolução, mantém-se o ambiente familiar e de conforto.
Do atraente espaço do 5º andar é possível beneficiar de uma vista panorâmica sobre o Vale do Dão, enquanto se escuta o cantar do rio e o embalo dos sons do campo ajuda a retemperar forças e a recuperar do stress do quotidiano.