Natural da freguesia de São Pedro, Manteigas, António Pinto veio com três anos para Unhais da Serra. Aqui estudou e fez a sua vida profissional. Após o serviço militar, passou pelas Centrais Hidroelétricas da Penteadora e há 29 anos que é colaborador na Junta de Freguesia local.

Entre a sua experiência está a passagem pelos antigos balneários termais, durante cinco anos, cuja época se estendia de maio a novembro. As instalações eram antigas e o seu funcionamento era assegurado por uma caldeia a vapor que dava à água a temperatura ideal para ser utilizada nos tratamentos vocacionados para tratamentos da pele, aparelho circulatório e das vias respiratórias. Faziam-se banhos de imersão, hidromassagem, irrigações nasais, aerossóis, tratamentos hemorroidais e para as varizes, recorda António Pinto.

Os aquistas, que chegavam sobretudo da Zona Centro, ficavam entre 15 dias a três semanas e dinamizavam os alojamentos locais e os restaurantes.

“Toda a gente gostava das Termas de Unhais da Serra. As pessoas ficavam satisfeitas e diziam que eram excelentes”, conta.