O Hotel Beira Dão é o resultado de laços afectivos e experiência na área comercial. Célia Pais, a proprietária do estabelecimento, conta que o marido já tinha ligações à região e o sogro tinha apostado na área comercial, de modo a criar novas ofertas nas Caldas de Sangemil.
Depois de 10 anos no estrangeiro, o casal comprou-lhe o imóvel, já com a ideia de fazer quartos para alugar. Em meados da década de 90 terminaram as obras e o então responsável do balneário das Termas de Sangemil pediu que começassem a trabalhar, para dar resposta às necessidades de alojamento.
Célia, que não tinha qualquer experiência, regressou a Portugal e lançou-se no projecto.
“Os balneários tinham sido alvo de um importante investimento e, dadas as boas condições, havia muita procura. As reservas faziam-se de um ano para o outro”, conta, acrescentando que durante mais de duas décadas os clientes mantiveram-se fiéis.
Em ambiente familiar e seguro, o hotel tem 30 quartos, entre familiares e duplos, bar e restaurante. No Verão, de Junho a Setembro, a praia fluvial ajuda ao movimento, mas na época de Inverno optam por fechar.
Célia Pais não tem dúvidas de que a qualidade das águas é muito boa e isso reflecte-se nas palavras dos aquistas, que sentem as melhorias na sua saúde. Por outro lado, destaca, a pandemia levou à descoberta de um novo destino de férias, no interior do país e nas estâncias termais, com o pacote de bem-estar a suscitar curiosidade.